Perfil Institucional – Ponto de Memória – Museu de Cultura Periférica

O Ponto de Memória Museu Cultura Periférica é um museu comunitário e de percurso, localizado na cidade de Maceió, Alagoas. Surgiu em 2009 com o Programa de Pontos de Memória do Governo Federal, em parceria com o Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM e o Ministério da Cultura

A iniciativa divide-se em cinco núcleos espalhados pela cidade de Maceió: Jacintinho, Núcleo Cultural da Zona Sul (Vergel), Vila dos Pescadores (Jaraguá), Vila Emater (Jacarecica) e Graciliano Ramos. E desenvolve ações em parceria com o Centro de Estudos e Pesquisas Afro Alagoano Quilombo – CEPA QUILOMBO, localizado no bairro do Jacintinho.

O Museu Cultura Periférica atua a partir das diversidades de expressões culturais das diferentes comunidades onde está inserido. Dedica-se a mapear, registrar, valorizar e difundir as histórias e as memórias sociais de pessoas e grupos da cultura periférica em Maceió.

As ações são as mais diversas. Ricas em formações, trocas de saberes e empoderamento, tais como: exposições, rodas de conversas, chás de memórias, exibições de filmes brasileiros e documentários construídos a partir de elementos das comunidades, rodas de Capoeiras, performances, apresentações culturais e palestras sobre memória social em escolas públicas.

Salve a história e memória das Comunidades periféricas!!